Assine a nossa e obtenha um código de desconto de 10% em carrinho. Fechar

Carrinho vazio

Da estrada para a competição

21/05/2014 22:34

Hoje o texto não vai ser escrito por nós, mas sim pelo nosso amigo e piloto Nuno Paulo. Ele irá relatar de uma forma simples e informal como começou a rodar em pista e como deu o salto para o nosso Campeonato Nacional de Velocidade e ainda para Copa easyRace S1000RR1. Nuno Paulo começou "tarde", mas começou da melhor forma!

 

Deixamo-vos então com as linhas escritas pelo Nuno Paulo.

A minha primeira experiência de moto em pista começou num BMW Experience2, em 2009. Foi um dia fantástico! Na altura estava um amigo a rolar com uma versão beta da s1000RR3. Toda preta! Tudo a salivar na pitlane4!

 

Consigo ver esse momento como se fosse hoje!

BMW S1000RR

Uns meses depois inscrevi-me num Curso de Condução Avançada organizado pela Action Team, em Portimão. Fiz mais alguns CCA's com a Action Team e a Racing School, antes de me sentir confortável para participar de forma autónoma em Track-Days.

Para mim era muito importante adquirir alguma experiência da forma mais segura possível, daí ter apostado numa formação dada por pilotos de renome nacional.

 

Comecei com os TD e, em 2011, surgiu a oportunidade de ter formação com o grande Simon Crafar e o saudoso Luis Carreira5. Custou o equivalente a um par de pneus bons, mas saiu certamente mais barato do que o que teria de gastar em TD para chegar, sozinho, ao mesmo nível. Se é que alguma vez lá chegaria...

BMW s1000RR

 

Depois, bom, foi continuar a treinar e a evoluir, até chegar a rodar em ritmos interessantes e começar a ouvir algumas vozes a sugerir que fosse experimentar o "Nacional". Entretanto, a (insistente) desafio de um amigo, fui experimentar uma corrida em Jerez, no final de 2013. Que experiência inesquecível! Cerca de 30 s1000RR na grelha, um ambiente de camaradagem, entreajuda e gentlemen riders que nunca imaginei ser possível em ambiente de corrida e competição.

Gente a andar muito de moto mas sem fazer manobras suicidas, tudo com bastante maturidade e souplesse. A experiência foi de tal forma positiva que cedi à pressão de alguns amigos destas lides e, em 2014 iniciei a minha participação no CNV, na classe Superbike6, juntamente com a elite da velocidade nacional. Tudo gente top, uns autênticos senhores das pistas (em Portugal)!

Fazendo uma retrospetiva, acho que tive um percurso evolutivo perfeitamente natural. Se iniciasse o processo todo hoje, não alteraria absolutamente nada no percurso!

 

BMW S1000RR

 

As pistas são, sem dúvida alguma, os locais mais seguros para desfrutar do prazer que é andar de moto. Se a isso juntarmos uma adrenalina inigualável e várias amizades criadas a partir desse denominador comum, temos um cocktail de sensações únicas e altamente enriquecedoras (menos para a carteira, eheh).

 

Quem puder experimentar, nem hesite!

 

Ride Fast & Safe, on Track!!

Nuno Paulo #12

 

 


 

1 - Competição de velocidade espanhola monomarca organizada pela BMW Motorrad em Espanha, com as categorias Stock e Superbike.

2 - Evento organizado pela BMW Motorrad

em Portugal para promoção dos novos modelos, e iniciar muitos dos amantes das duras rodas nos mais diversos estilo de condução: pista, endro, turismo, etc.

3 - Modelo desportivo de 1000cc da BMW Motorrad.

4 - Trata-se da linha branca que se inicia antes da entrada nas boxes, passando em frente a todas estas e termina numa outra linha branca.

5 - Piloto português com um grande palmarés nacional como internacional, que faleceu a 15 de Novembro de 2012 nos treinos do Grande Prémio de Macau.

6 - Categoria principal das competições de velocidade com motas de produção.

Publicado em Estreantes, iniciados e novatos por

Gonçalo Cabecinhas

Post Comments

Tem que fazer login para publicar um comentário.

Clique aqui to log in

As nossas parcerias